Logo Imobiliária 2000

BLOG

5 dúvidas comuns sobre locação de imóveis

15 mar 2024

Se você está prestes a embarcar na jornada de alugar um imóvel, ou já está imerso nesse processo, é natural que algumas dúvidas surjam ao longo do caminho. 

No blog de hoje, vamos explorar algumas das dúvidas mais comuns sobre a locação. Desde os documentos necessários até os direitos e responsabilidades do locador e locatário.


1 – Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?


Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre quais documentos precisamos para realizar o contrato de locação. Geralmente, os documentos necessários incluem RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e, às vezes, referências pessoais ou profissionais, como CNPJ. Também é importante ter uma garantia locatícia, como seguro-fiança, fiador e caução.
 

É importante entrar em contato com a imobiliária ou proprietário para obter uma lista específica de documentos exigidos.
 

2 – Quais são as responsabilidades do locatário e do locador?


É comum que quem vai morar de aluguel tenha dúvidas sobre quem é responsável por determinadas situações e aspectos durante o período de locação. As responsabilidades do locatário geralmente incluem pagar o aluguel pontualmente, manter o imóvel em boas condições e notificar o locador sobre quaisquer problemas. Já as responsabilidades do locador são garantir que o imóvel esteja em condições habitáveis, realizar reparos necessários e respeitar a privacidade do locatário.
 

3 – Como funciona o processo de renovação do contrato de locação?


Quando o contrato de locação está chegando ao fim, é comum que quem mora de aluguel tenha dúvidas sobre como proceder em relação à renovação do contrato. Esse processo geralmente envolve notificar o locatário sobre a intenção de renovar o contrato em um prazo estabelecido. É importante discutir quaisquer alterações nas condições do contrato antes da renovação.
 

4 – É permitido realizar modificações em imóvel alugado?


Alguns locatários podem querer fazer algumas “transformações” no imóvel alugado e podem ter dúvidas sobre quais são as regras e procedimentos para isso.
 

Antes de fazer qualquer modificação no imóvel, o locatário deve obter a permissão do locador. Em alguns casos, o proprietário pode exigir que as modificações sejam desfeitas no final do contrato e será preciso reformar o imóvel.
 

5 – Atrasou o aluguel? E agora?


Imprevistos acontecem e em caso de atraso no pagamento do aluguel, o locatário deve entrar em contato com a imobiliária o mais rápido possível para explicar a situação e tentar chegar a um acordo. Se o atraso persistir, a imobiliária pode tomar medidas legais para cobrar o aluguel em atraso.
 

Como alugar um apartamento em Curitiba?


Você que busca uma imobiliária para administrar a venda ou locação do seu imóvel, venha conversar com a Imobiliária 2000: nós vamos encontrar o cliente certo para você!
 


Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem pelo WhatsApp: (41) 3250-2020.